terça-feira, 16 de agosto de 2011

Passo a passo maquiagem

Eu sou meio pateta na hora de me maquiar, ainda mas quando a maquiagem envolve iluminador e bronzeador. É muita informação pra mim... Sei que horrível admitir isso nos dias de hoje, mas é a pura verdade. Mas quando vi essa matéria no Yahoo!, adorei. É um passo a passo, elaborado pela maquiadora Vanessa Rozan, super fácil de fazer! E aí, o que achou?

1 - Com a pele já limpa e hidratada, a maquiadora Vanessa Rozan, coordenadora do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, aplica um primer. Esse produto serve para minimizar os poros e deixar a pele mais lisa


2 - Em seguida, Vanessa aplica uma base, dando leves batidinhas pelo rosto com um pincel, do centro para fora. Você pode aplicar com o dedo também, mas sempre com batidas leves, sem esfregar.


3 - Para passar o corretivo, a maquiadora primeiro aplica “pontinhos” nas olheiras e, com um pincel mais gordinho, próprio para esfumar sombra, ela espalha o produto. Se precisar retirar o excesso de corretivo, use o dedo.


4 - Vanessa prefere o corretivo líquido em vez de produtos cremosos. “Prefiro deixar mais natural, é melhor que aparece um pouco da olheira do que ficar aquela ‘placa’”, diz. A cor do corretivo deve ser parecida com o tom da sua pele, mas em um subtom mais quente, pois as olheiras têm uma cor mais fria.


5 - Um truque que Vanessa usa é colocar as mãos acima dos olhos, para bloquear a luz que vem de cima. Essa luz incide de uma maneira que provoca uma sombra sob os olhos, criando uma "falsa" olheira. Cobrir os olhos elimina essa sombra e você vai poder se certificar de que passou corretivo suficiente para cobrir a olheira “real”.


6 - Agora é hora de aplicar o blush. Lembre-se de que o blush não exclui o bronzeador, você pode usar os dois.


7 - Vanessa prefere usar um pincel menor, para controlar melhor a quantidade de produto. Antes de aplicar, retire o excesso de produto com um lenço de papel. Essa dica vale para sombras, também.


8 - Aplique o blush com batidinhas na maçã do rosto. Você pode também sorrir levemente e passar o produto onde a bochecha “saltar”. Se você quiser retirar o excesso, aí vai um truque: em vezes de passar os dedos ou um lenço, passe o pincel meio “sujo” de base para apagar o blush.


9 - Agora sim, é hora de iluminar o rosto. Com um pincel pequeno, deposite um pouco de iluminador no arco da sobrancelha. Puxe para trás e para baixo, quase fazendo um “C” ao redor dos olhos. Cuidado para não passar por cima das olheiras. Vanessa usou um pigmento da MAC como iluminador.


10 - Você pode arrastar o pincel até o alto da maçã do rosto, para onde Vanessa está apontando. Um truque: se não quiser usar brilho, você substituir o iluminador por um corretivo ou base em um tom mais claro que a sua pele, para dar um efeito iluminado opaco.


11 - De frente, o iluminador não é tão perceptível, mas quando a luz incide lateralmente ele deixa o seu rosto reluzente.


12 - Com um pincel de sombra, Vanessa aplica um pouco de iluminador no cantinho do olho, de onde sai a lágrima, e depois espalha. Cuidado com o brilho excessivo. Deixe os iluminadores mais chamativos para usar à noite.


13 - Em seguida, Vanessa aplica a máscara para cílios.


14 - Agora é hora de passar o bronzeador. Use um pincel para blush, pois os pincéis para pó costumam ser muito grandes, dificultando uma aplicação precisa. Não se esqueça de retirar o excesso em um lenço. Vanessa indica o bronzeador Maybelline Super Natural Sun.


15 - Aplique o bronzeador entre as áreas onde você passou o blush e o iluminador.


16 - Passe o bronzeador em cima do osso alto da maçã do rosto e arraste para fora e para baixo. Se você estiver em dúvida, pense assim: o blush deve ficar mais na bochecha mesmo, para dar um ar de corada, e o bronze vai mais no alto, esfumado para fora.


17 - Passe um pouco do produto na testa. Comece na raiz do cabelo e puxe para baixo. Passe também no nariz. O recomendado é passar o bronzeador nos locais onde o rosto queima primeiro quando fica exposto ao sol. Mas cuidado para não exagerar, o ideal é que a maquiagem fique bem natural.


18 - O quanto você vai bronzear o seu rosto depende de como está a sua cor natural. Cuidado para o contraste não ficar muito evidente. Se você for mais morena no colo, passe um pouquinho de bronzeador no pescoço para uniformizar a cor entre essa área e o rosto.


19 - E pronto! Pele impecável: iluminada, com cor ar de saúde e aspecto natural.


O antes e o depois


Matéria tirada daqui.
Fotos: Viridiana Brandão

2 comentários: